Blog

Publicado há 6 meses • 5 min de leituramin reading

10 livros sobre eventos corporativos para você conhecer ainda mais do mercado!

Seleção traz títulos com lições de planejamento, marketing, estratégia e muito mais.

Organizar um evento requer diversas etapas de organização, planejamento, estrutura e investimento. E por isso é bom estar por dentro das principais tendências, novidades, e o que está acontecendo no mercado. Seja para iniciar um novo evento ou mesmo remodelar e trazer inovações para os que já existem, é importante estudar e acompanhar quem entende do assunto e tem muito a contribuir.

No universo do mercado de eventos há diversos especialistas e uma bibliografia bem interessante, que vai te ajudar nos momentos de pensar o que deseja aplicar ou não em seu evento. Por isso, hoje separamos alguns títulos que irão auxiliar na organização, estratégia ou mesmo na sua próxima inspiração. Confira!

1. Organização de eventos: teoria e prática
Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora: Cengage Learning
Idioma: português

O conteúdo do primeiro livro da nossa lista é muito valioso para estudantes e profissionais que pretendem alcançar ou já estão em cargos de comando na área de eventos. Escrito por Maria Cecília, a obra apresenta o inédito modelo de gerenciamento estratégico criado por ela e aplicado, com êxito, em diversas empresas. O livro enfatiza a importância de traçar objetivos, bem como usar técnicas de planejamento de eventos associadas à estratégia de marketing. Ao decorrer das páginas, você descobre quais são as vantagens e desvantagens da contratação de empresas especializadas na organização.

2. Organização de eventos: procedimentos e técnicas
Autora: Marlene Matias
Editora: Manole
Idioma: português

Essa é uma indicação para quem quer aprender sobre procedimentos e técnicas de organização de eventos. Em seu texto, a autora descreve os conceitos e estratégias para o desenvolvimento das atividades de planejamento e organização. O conteúdo é de fácil compreensão por ser uma mistura de teoria e prática. A obra ainda apresenta a evolução do setor e a sua relação atual com a área de turismo. Para os profissionais, professores e estudantes dos cursos de turismo e hotelaria, é um dos livros sobre eventos corporativos que não pode deixar de ser lido.

3. Planejamento estratégico de eventos: como organizar um plano estratégico para eventos
Autores: Hélio Afonso Braga de Paiva, Marcos Fava Neves
Editora: Atlas
Idioma: português

Um livro com o formato ideal para aqueles que tem como objetivo ser um profissional moderno. Com um roteiro que incentiva a aplicação de técnicas para elaboração de um plano, o livro conta com exemplos de ações estratégicas que funcionaram em eventos do nosso país. A linguagem acessível e interativa e o conteúdo que agrega da teoria à prática faz com que o título seja um guia exemplar para os que desejam realizar um planejamento estratégico de eventos de sucesso.

4. Eventos: como criar, estruturar e capturar recursos
Autora: Maria Cecília Giacaglia
Editora: Thomson
Idioma: português

Este volume é uma boa opção para tirar suas dúvidas sobre criação, estruturação e captação de recursos para o trabalho. Maria Cecília, com uma escrita direta, entrega soluções práticas ao leitor sobre as etapas mais importantes das atividades desse setor. Ainda: o livro possui uma forma didática de apresentação do material, e o conteúdo tem dados e imagens que agregam na leitura. No encerramento de cada capítulo, propõe-se uma série de atividades para que o leitor veja o que ocorre na prática e se mantenha atualizado – exercícios que podem ser usados para engajar simulações e discussões que enriqueçam o aprendizado.

5. Patrocínio a eventos – a sinergia da comunicação integrada de marketing
Autora: Rosana Zan
Editora: Difusão
Idioma: português

A obra, dividida em oito capítulos, aborda temas como a importância e o poder da comunicação na construção das marcas e os diversos elementos que os induzem e direcionam ao sucesso. Todos esses temas são mostrados com conceitos, teorias, exemplos e resultados. O leitor ainda encontrará uma espécie de manual com orientações, etapas e diretrizes para que o patrocínio seja feito com eficácia, trazendo cases de sucesso como Skol Beats, Bradesco e Petrobras.

6. O poder do marketing de exposições
Autor: Barry Siskind
Editora: Senac
Idioma: português

O sexto livro sobre eventos corporativos da nossa lista é um verdadeiro guia teórico-prático para realizar tarefas sem imprevistos desagradáveis, atingir metas e alcançar objetivos traçados. O conteúdo ajuda no gerenciamento de eventos, pois apresenta todas as etapas para um evento de exposição, com modelos de planilhas que auxiliam na organização e mensuração dos resultados.

7. Intentional event design: our professional opportunity
Autora: Tahira Endean
Editora: Createspace Independent Pub
Idioma: inglês

O livro aborda a importância em conhecer o público para ter melhores resultados e detalha o quanto a conexão com os participantes antes, durante e depois do evento é essencial. A obra é ideal para profissionais que visam construir um relacionamento de confiança, e, assim, conquistar participantes engajados. A autora traz ferramentas e ideias inovadoras, utilizando tecnologia e marketing digital.

8. Event design handbook: systematically design innovative events using the #Eventcanvas
Autores: Roel Frissen, Ruud Janssen & Dennis Luijer
Editora: BIS
Idioma: inglês

Neste livro, os autores falam sobre design de eventos, uma técnica nova no mercado, que utiliza métodos do design thinking e do design de serviços para proporcionar experiências inesquecíveis. Totalmente em inglês, sua linguagem pode ser compreendida por especialistas ou iniciantes do setor. Ainda, é possível conferir estudo de casos reais e dicas para eventos corporativos.

9. Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições
Autor: Leonard H. Hoyle Jr.
Editora: Atlas
Idioma: português

O próximo livro sobre eventos corporativos é destinado aos profissionais de marketing que também são organizadores. A obra reúne métodos práticos com novas tecnologias e tendências do mercado, que focam no interesse do público final. Com ele, você aprende a tornar os seus eventos mais rentáveis. Todas as informações contidas no livro são fundadas nos 30 anos de experiência de Hoyle Jr. à frente de organizações e administração de grandes eventos.

10. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização
Autor: Luiz Carlos Zanella
Editora: Atlas
Idioma: português

O livro que propõe a apresentação do planejamento e operacionalização de forma única. Não importa se você é um profissional de eventos, de turismo ou um aspirante na área; o conteúdo tem um formato simples de compreensão para todos os públicos. Tudo para fazer com que o leitor atinja um nível de excelência na prestação do serviço.

Trouxemos apenas 10 neste post, mas o universo de eventos possui muita informação e conhecimento para ser disseminado e tornar o mercado cada vez melhor. Aproveite o momento em que os eventos ainda não retornaram para se preparar e realizar a retomada da melhor forma possível.


  • Compartilhe:

Acontece no Expo Center Norte

Novas tendências para eventos corporativos
36 visualizaçõesViews | 3 min de leituramin reading
É possível fazer networking em eventos híbridos?
55 visualizaçõesViews | 2 min de leituramin reading
Como aplicar o Marketing Digital em Feiras e ...
119 visualizaçõesViews | 2 min de leituramin reading

Conheça a Cidade Center Norte