A preocupação com o meio ambiente vem atingindo diversos setores da sociedade e já faz parte do mundo corporativo, seja no cotidiano dos escritórios ou até mesmo em seus produtos e serviços. Muitas marcas e empresas possuem a preocupação de demonstrar o interesse em práticas sustentáveis e os eventos são uma ótima estratégia para apresentar estas mudanças e melhorias.
Um evento produzido de forma eficaz tem o poder de reunir todos ao públicos de interesse de uma empresa e até mesmo novos negócios, agregando valor à marca e demonstrando o posicionamento sustentável que ela defende – seja no âmbito da comunicação, dos produtos e serviços e até mesmo no ambiente de trabalho.
Algumas ações simples podem provocar uma grande mudança e ajudar na luta do planeta em defesa do meio ambiente. Em um evento, a ideia é começar diminuindo copos de plásticos, papéis, sacolas, folders e canudos, adotando opções alternativas como produtos biodegradáveis e papeis recicláveis. Além disso, é importante pensar em um ambiente arejado, com lixeiras para recicláveis e um gerador sem impactos ambientais.
Por isso, o planejamento é a fase mais importante para um realizar um evento com ideias sustentáveis. Deve-se levar em conta a preocupação com a gestão dos resíduos gerados e como serão descartados, além da emissão de carbono, que deve ser diminuída ao máximo. E para que tudo seja elaborado de forma efetiva, sugerimos a contratação de uma consultoria em sustentabilidade, existem diversas empresas que fazem este serviço e são credenciadas por organizações oficiais.
Para te ajudar com alguns pontos, confira abaixo quatro passos importantes que devem ser analisados ao realizar um evento:
Procure elaborar um documento com todas as metas que o evento e as marcas possuem, incluindo o desejo de ser um evento sustentável com pouco impacto ambiental.
Ao escolher o local do evento, prefira um estabelecimento que possua fácil acesso para transporte coletivo e acessibilidade, além de ter uma boa iluminação e equipamentos novos e sustentáveis. Além disso, exija todos os laudos de segurança e alvará de funcionamento.
Divulgue todas as opções de transporte sustentável que o evento terá, como acesso de coletivos e bicicletas, incentivando que todos os convidados escolham as formas mais fáceis e com menos impacto. Opte por divulgações em redes sociais e sites, evitando papel e folder.
O primeiro passo é conhecer todos os impactos que o seu evento pode causar. Depois disso, opte por reduzir ao máximo estes itens, como plásticos, papel e lixos. Escolha itens biodegradáveis e reutilizáveis, além da coleta seletiva e triagem do lixo. Além disso, pense em ações que podem gerar um impacto social positivo, como a contratação de parceiros locais e cooperativas de reciclagem.