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Publicado há 3 meses • 4 min de leituramin reading

Live Streaming: o que é e como produzir esse tipo de conteúdo com sucesso

Em meio às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, muitos eventos foram cancelados. Porém, existe um formato de evento que garante a segurança de seus espectadores e o sucesso de quem o produz: o live streaming!

Foi pensando neste público que o Expo Center Norte se uniu a empresas que são referência em seus segmentos (Grupo R1 e Expo Telecom) para oferecer pacotes prontos que incluem locação de espaços em seu Centro de Convenções, com toda a infraestrutura para a realização de eventos on-lines e tecnologia de ponta para realizar Live Streaming. Desta forma, o cliente não precisa ir em busca de todos os fornecedores separadamente e pode personalizar o pacote de acordo com as suas necessidades.

Live streaming nada mais é do que uma transmissão de dados ao vivo via internet ou rede de computadores. No caso, de dados de vídeos ou apenas de áudio. Por meio do live streaming, os dados gravados são transmitidos em tempo real aos dispositivos conectados. Dessa forma, uma boa conexão de internet é ainda mais fundamental.

Atualmente, as transmissões ao vivo estão mais do que consolidadas como elementos importantes em qualquer estratégia completa de Marketing. Eles representam uma forma de se comunicar com o consumidor de modo claro e direto, o que abre espaço para você se aprofundar em assuntos complicados demais para outros canais.

Em um Live Streaming, você pode, por exemplo, fazer uso de recursos gráficos para facilitar o entendimento da audiência. Gráficos, tabelas e até seus gestos corporais ajudam quem está assistindo a captar sua mensagem. Além de eles compreenderem o que você tem a dizer, você pode fazer o mesmo. Produza Live Streamings interativos e permita que os usuários participem com perguntas, que você pode responder ao vivo.

Isso ajuda sua marca a cobrir o assunto por completo e ainda gera insights sobre os interesses, problemas e até mesmo o estágio do funil em que o consumidor se encontra.

não adianta fazer um Live Streaming de qualquer maneira e esperar que ele obtenha algum sucesso. Como em qualquer atividade da sua empresa, a transmissão deve ser estruturada por um bom planejamento e boas práticas.

Então, confira algumas dicas para você tirar bons resultados das suas transmissões em tempo real.

Planeje o conteúdo com antecedência
Qualidade do conteúdo é tudo. Para garantir isso, inicie um planejamento com antecedência, a começar pelo assunto que será abordado. Defina, também, a data de realização e o horário, de modo a facilitar a divulgação, assunto de que trataremos logo mais.

Com o tema e a data definidos, vem algo muito importante: a criação de um roteiro. Por mais que você esteja preparado para falar em frente às câmeras e se sinta absolutamente seguro sobre o conteúdo a ser abordado, precaução nunca é demais.

Foque a sua persona
Se você ainda não tem uma persona, passou da hora de criá-la. Ela representa o seu consumidor ideal e, assim, todas as suas atividades de marketing e comunicação devem tê-la como centro estratégico. Até mesmo o horário da transmissão deve ser agradável para a maior parte dos seus seguidores.

A persona é mais do que o público-alvo e, por isso, conta com características muito específicas, como motivações, dores e preferências. Pense nisso quando estiver elaborando o roteiro e garanta o uso de uma linguagem que seja simples para o seu público compreender e, ao mesmo tempo, transmita confiança.

Conte com bons equipamentos
É preciso investir. Celulares e webcams dificilmente serão capazes de captar imagens com qualidade. Por isso, é preciso contar com um computador potente, com uma boa placa de captura vídeo e com o acesso à internet.

Além de equipamentos qualificados, é fundamental trabalhar com uma plataforma especializada.

Mantenha a interatividade do público
O público não vai interagir se você não motivá-lo. Sem isso, o Live Streaming perde grande parte do seu apelo, já que impossibilita a criação de um diálogo que é bom para ambas as partes. Enquanto a audiência se sente parte da experiência, você ganha feedbacks extremamente valiosos.

Uma excelente maneira de incentivar essa proximidade é trabalhar com conteúdos interativos. Muitas plataformas permitem, por exemplo, a inserção de quizzes interativos durante a transmissão. Eles tornam a experiência mais lúdica e, de quebra, coletam dados baseados nas respostas dos usuários.

Monitore os dados
É sempre importante analisar os dados de cada um dos seus Live Streamings. Informações relacionadas ao número de novos visitantes e a quantidade de pessoas que deslogaram durante a sessão, por exemplo, podem indicar que a sua abordagem ainda precisa ser otimizada.

Venha realizar seu evento no Expo Center Norte!


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