Início
de ano é tempo de planejar e treinar a equipe para um ano de sucesso.
O ano virou e chegou a época
de se planejar e traçar quais serão as ações principais do próximo período.
Também é tempo de repassar as metas e objetivos do ano aos colaboradores de sua
empresa. Por isso, os treinamentos corporativos são uma ótima opção para, em um
único dia, traçar metas, objetivos, treinar os funcionários e investir em suas
capacidades organizacionais.
Os benefícios de investir em
um treinamento organizacional são os mais variados, como melhoria do clima
organizacional, aumento da produtividade, colaboradores mais confiantes, entre
outras vantagens. Entretanto, é preciso de um bom planejamento e organização
para que seu evento tenha o desejo esperado em sua equipe.
- Planejamento – É
preciso conhecer os profissionais que receberão o treinamento, avaliando suas
fraquezas, obstáculos diários e o que pode ser feito para desenvolvê-los. Isso
vai ajudar a definir o conteúdo e a abordagem de seu treinamento. Também é importante analisar o momento da
empresa. Que resultados a organização
precisa atingir? Que tipo de profissionais serão necessários? Líderes em
potencial? Especialistas em um novo software? As possibilidades são muitas, por
isso, é importante realizar essa etapa com calma para não deixar nenhuma
informação de lado.
- Defina Objetivos – Após
definir o que precisa ser feito no planejamento, é hora de definir os objetivos
do treinamento. Essas metas devem ser específicas e mensuráveis, com prazos bem
demarcados para a sua realização. É importante que esses objetivos sejam
alcançáveis e, ao mesmo tempo, desafiadores. Se as metas forem impossíveis de
cumprir, as equipes podem ficar frustradas e desmotivadas. Por outro lado, uma
exigência baixa demais pode estagnar o crescimento dos profissionais e da
organização.
- Elabore o passo a passo do treinamento –
Após as definições mais importantes, é hora de montar de fato o treinamento. O
treinamento pode ser presencial, online, ou um misto dos dois, como nos modelos
híbridos. Ou ainda, uma parte do treinamento pode ser presencial com alguns
conteúdos podendo ser acessados pelos colaboradores no ambiente digital, como
vídeos, textos e áudios. Há ainda, os treinamentos gameficados que utilizam mecânicas
típicas de jogos, como níveis de dificuldade e recompensas por desempenho.
Tendência no mercado, esse modelo apresenta vantagens como interatividade,
imersão no conteúdo e feedbacks em tempo real, o que aumenta o engajamento do profissional
com o treinamento.
- Escolha uma data e um local –
Escolha uma data estratégica e bloqueie a agenda de todos. É importante saber
que este dia será dedicado ao treinamento e é um investimento nos colaboradores
e na própria empresa, por isso não veja como um dia perdido. O local também
deve ser de fácil acesso e com uma boa infraestrutura para fazer do treinamento
o mais proveitoso possível.
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